sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O Dodge Dart (dardo, em português) foi um automóvel feito pela divisão Dodge da Chrysler, entre 60 a 76. O Dart foi introduzido como um carro grande em 1960; em 1962 tornou-se um carro de tamanho médio e, finalmente, foi produzido em versão compacta entre 1963 e 1976. A Dodge utilizou o nome Dart nos anos 50, para um carro com chassi Ghia, numa exposição de carros. Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1970. [editar] No México No México o nome Dart foi usado pela Dodge para uma série de automóveis, conhecidos nos EUA como Aspen, entre 1976 a 1980. O nome também foi aplicado, no mercado mexicano, para os modelos Dodge Diplomat. [editar] No Brasil O primeiro modelo saiu somente na versão 4 portas (o coupé saiu em 1971) sendo que nesse mesmo ano foi eleito o carro do ano, segundo a Revista Autoesporte - principal publicação especializada da época. [editar] Características técnicas Possuindo o maior motor já fabricado no brasil um V8 318pol3 5.212 cc3 a gasolina desenvolvia 198 cv a 4600 rpm e torque de 41,5 m.kgf a 2400 rpm, chegava a máxima de 180 km/h criando assim uma faixa de luxo entre o Ford Galaxie V8 292 e o Chevrolet Opala V6 3800. Nos modelos Charger/LS ele ganhava escape duplo e carburador duplo DFV 446 chegando a 205 cv, e no Charger R/T, maior taxa de compressão (8,4:1) para uso de gasolina azul de maior octanagem sendo o mais veloz e potente carro nacional, recorde (apenas em velocidade) que só foi quebrado no anos 90 com o Fiat Tempra Turbo. Dodge Dart Coupé modelo 1973 O Dart foi o modelo-base para os outros modelos fabricados na familia V8 da Dodge no Brasil, que mudavam conforme o estilo e o acabamento. Os modelos fabricados no Brasil a partir de 1971 diferiam do modelo americano principalmente na estética frontal e traseira, porém a engenharia da motorização fosse a mesma utilizada nos modelos importados. Era concorrente direto no setor de luxuosos do Ford Galaxie e os "esportivos" Ford Maverick e Chevrolet Opala 250-S. Dodge Dart Coupé modelo 1980 * Consumo: 6 km/l. (média) [editar] Fora de linha Em 1980 a Volkswagen comprou o restante das ações da fábrica brasileira e em 1981 sua produção foi interrompida. Neste mesmo período a fábrica parou de produzir ali automóveis, aproveitando porém os motores V8 em sua linha de caminhões utilitários. Dodge Dart 1981(Este exemplar é o último Dart produzido no mundo) [editar] Colecionismo O Dodge Dart é um modelo bastante cultuado pelos colecionadores, como um clássico, e pela importância que teve ao longo de muitos anos, no mercado automobilístico brasileiro. Muitos exemplares ainda podem ser encontrados em condições de total originalidade e funcionamento. [editar] Os 57 Modelos Fabricados no Brasil * Dart Sedan: modelos de 1970-81 * Dart Coupé: modelos de 1971-81 * Charger L/S: modelo esporte; Fabricado de 1971-75 * Charger R/T: modelo esporte com mais potência e acabamento diferenciado;Fabricado de 1971-81 * Dart SE: série com visual esportivo , era um Dart coupé com acabamento simplificado; Fabricado de 1972-75 * Dart Gran Sedan: modelos top de linha com carroceria de 4 portas; Fabricado de 1973-78 * Dart Gran Coupé: modelos top de linha com carroceria de 2 portas; Fabricado de 1973-75 * Magnum: substituiu os Gran Coupé. Fabricado de 1979-81 * LeBaron: substituiu os Gran Sedan; Modelos de 1979-81O Dodge Dart (dardo, em português) foi um automóvel feito pela divisão Dodge da Chrysler, entre 60 a 76. O Dart foi introduzido como um carro grande em 1960; em 1962 tornou-se um carro de tamanho médio e, finalmente, foi produzido em versão compacta entre 1963 e 1976. A Dodge utilizou o nome Dart nos anos 50, para um carro com chassi Ghia, numa exposição de carros. Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1970. [editar] No México No México o nome Dart foi usado pela Dodge para uma série de automóveis, conhecidos nos EUA como Aspen, entre 1976 a 1980. O nome também foi aplicado, no mercado mexicano, para os modelos Dodge Diplomat. [editar] No Brasil O primeiro modelo saiu somente na versão 4 portas (o coupé saiu em 1971) sendo que nesse mesmo ano foi eleito o carro do ano, segundo a Revista Autoesporte - principal publicação especializada da época. [editar] Características técnicas Possuindo o maior motor já fabricado no brasil um V8 318pol3 5.212 cc3 a gasolina desenvolvia 198 cv a 4600 rpm e torque de 41,5 m.kgf a 2400 rpm, chegava a máxima de 180 km/h criando assim uma faixa de luxo entre o Ford Galaxie V8 292 e o Chevrolet Opala V6 3800. Nos modelos Charger/LS ele ganhava escape duplo e carburador duplo DFV 446 chegando a 205 cv, e no Charger R/T, maior taxa de compressão (8,4:1) para uso de gasolina azul de maior octanagem sendo o mais veloz e potente carro nacional, recorde (apenas em velocidade) que só foi quebrado no anos 90 com o Fiat Tempra Turbo. Dodge Dart Coupé modelo 1973 O Dart foi o modelo-base para os outros modelos fabricados na familia V8 da Dodge no Brasil, que mudavam conforme o estilo e o acabamento. Os modelos fabricados no Brasil a partir de 1971 diferiam do modelo americano principalmente na estética frontal e traseira, porém a engenharia da motorização fosse a mesma utilizada nos modelos importados. Era concorrente direto no setor de luxuosos do Ford Galaxie e os "esportivos" Ford Maverick e Chevrolet Opala 250-S. Dodge Dart Coupé modelo 1980 * Consumo: 6 km/l. (média) [editar] Fora de linha Em 1980 a Volkswagen comprou o restante das ações da fábrica brasileira e em 1981 sua produção foi interrompida. Neste mesmo período a fábrica parou de produzir ali automóveis, aproveitando porém os motores V8 em sua linha de caminhões utilitários. Dodge Dart 1981(Este exemplar é o último Dart produzido no mundo) [editar] Colecionismo O Dodge Dart é um modelo bastante cultuado pelos colecionadores, como um clássico, e pela importância que teve ao longo de muitos anos, no mercado automobilístico brasileiro. Muitos exemplares ainda podem ser encontrados em condições de total originalidade e funcionamento. [editar] Os 57 Modelos Fabricados no Brasil * Dart Sedan: modelos de 1970-81 * Dart Coupé: modelos de 1971-81 * Charger L/S: modelo esporte; Fabricado de 1971-75 * Charger R/T: modelo esporte com mais potência e acabamento diferenciado;Fabricado de 1971-81 * Dart SE: série com visual esportivo , era um Dart coupé com acabamento simplificado; Fabricado de 1972-75 * Dart Gran Sedan: modelos top de linha com carroceria de 4 portas; Fabricado de 1973-78 * Dart Gran Coupé: modelos top de linha com carroceria de 2 portas; Fabricado de 1973-75 * Magnum: substituiu os Gran Coupé. Fabricado de 1979-81 * LeBaron: substituiu os Gran Sedan; Modelos de 1979-81


O Dodge Dart (dardo, em português) foi um automóvel feito pela divisão Dodge da Chrysler, entre 60 a 76. O Dart foi introduzido como um carro grande em 1960; em 1962 tornou-se um carro de tamanho médio e, finalmente, foi produzido em versão compacta entre 1963 e 1976. A Dodge utilizou o nome Dart nos anos 50, para um carro com chassi Ghia, numa exposição de carros.
Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1970.

[editar] No México

No México o nome Dart foi usado pela Dodge para uma série de automóveis, conhecidos nos EUA como Aspen, entre 1976 a 1980. O nome também foi aplicado, no mercado mexicano, para os modelos Dodge Diplomat.

[editar] No Brasil

O primeiro modelo saiu somente na versão 4 portas (o coupé saiu em 1971) sendo que nesse mesmo ano foi eleito o carro do ano, segundo a Revista Autoesporte - principal publicação especializada da época.

[editar] Características técnicas

Possuindo o maior motor já fabricado no brasil um V8 318pol3 5.212 cc3 a gasolina desenvolvia 198 cv a 4600 rpm e torque de 41,5 m.kgf a 2400 rpm, chegava a máxima de 180 km/h criando assim uma faixa de luxo entre o Ford Galaxie V8 292 e o Chevrolet Opala V6 3800. Nos modelos Charger/LS ele ganhava escape duplo e carburador duplo DFV 446 chegando a 205 cv, e no Charger R/T, maior taxa de compressão (8,4:1) para uso de gasolina azul de maior octanagem sendo o mais veloz e potente carro nacional, recorde (apenas em velocidade) que só foi quebrado no anos 90 com o Fiat Tempra Turbo.
Dodge Dart Coupé modelo 1973
O Dart foi o modelo-base para os outros modelos fabricados na familia V8 da Dodge no Brasil, que mudavam conforme o estilo e o acabamento. Os modelos fabricados no Brasil a partir de 1971 diferiam do modelo americano principalmente na estética frontal e traseira, porém a engenharia da motorização fosse a mesma utilizada nos modelos importados.
Era concorrente direto no setor de luxuosos do Ford Galaxie e os "esportivos" Ford Maverick e Chevrolet Opala 250-S.
Dodge Dart Coupé modelo 1980

  • Consumo: 6 km/l. (média)

[editar] Fora de linha

Em 1980 a Volkswagen comprou o restante das ações da fábrica brasileira e em 1981 sua produção foi interrompida. Neste mesmo período a fábrica parou de produzir ali automóveis, aproveitando porém os motores V8 em sua linha de caminhões utilitários.
Dodge Dart 1981(Este exemplar é o último Dart produzido no mundo)

[editar] Colecionismo

O Dodge Dart é um modelo bastante cultuado pelos colecionadores, como um clássico, e pela importância que teve ao longo de muitos anos, no mercado automobilístico brasileiro. Muitos exemplares ainda podem ser encontrados em condições de total originalidade e funcionamento.

[editar] Os 57 Modelos Fabricados no Brasil

  • Dart Sedan: modelos de 1970-81
  • Dart Coupé: modelos de 1971-81
  • Charger L/S: modelo esporte; Fabricado de 1971-75
  • Charger R/T: modelo esporte com mais potência e acabamento diferenciado;Fabricado de 1971-81
  • Dart SE: série com visual esportivo , era um Dart coupé com acabamento simplificado; Fabricado de 1972-75
  • Dart Gran Sedan: modelos top de linha com carroceria de 4 portas; Fabricado de 1973-78
  • Dart Gran Coupé: modelos top de linha com carroceria de 2 portas; Fabricado de 1973-75
  • Magnum: substituiu os Gran Coupé. Fabricado de 1979-81
  • LeBaron: substituiu os Gran Sedan; Modelos de 1979-81

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